Big Fish Poke e o atum de se comer com os olhos fechados!

Abriu em Abril deste ano e já é um sucesso em Lisboa! O “Big Fish Poke” era tudo o que faltava na capital, pelo menos para mim que sou doida por poke!!! E o que é poke? Um prato da culinária havaiana. A palavra em si significa cortar em cubos. Os pratos de poke têm uma grande influência japonesa, podem ser preparados de várias maneiras desde que a base seja uma porção de peixe em cubos cru ou marinado, vegetais fatiados, arroz japonês, frutas como abacate ou manga e molho, que variam desde limão, shoyu, wasabi ou tarê, por exemplo.
Sim, eu sou uma apaixonada por poke, nota-se né? hahaha…a minha visita ao Big Fish Poke foi uma experiência deliciosa, o ambiente tem uma energia muito gostosa, a decoração é super intimista e sofisticada, os vitrais simulam escamas e dentro do salão dá mesmo vontade de ficar sentada no balcão (20 lugares) a ver o Chef Luís Gaspar a preparar os pratos e explicar a razão das combinações. O Chef, eu já conhecia do restaurante Sala de Corte, onde a comida é fabulosa, ou seja não haveria dúvida que estaria pronta para provar magia!


Fui tão bem servida por todo staff, todos tão simpáticos e atentos a explicar-me tudo. Sério, é tão bom quando isso acontece, porque estamos a falar de uma gastronomia que não é a nossa e por norma, tudo desperta curiosidade. Tive uma verdadeira lição de sake e provei um sake de espumante ma-ra-vi-lho-so que vou voltar lá para o meu marido provar, já que lhe falei umas quantas vezes que temos que ir lá e tomar esse sake hahaha
Mas amei os dois cocktails que a Catia, uma grande amiga que me acompanhou, e eu provamos, o Mai Tai de Abacaxi e Amendoim servido num copo lindíssimo verde e com a típica sombrinha de cocktails é leve, fresco e bastante aromático. O Yuzu Mule não tem álcool e é a base de yuzu, lima kaffir e ginger beer.
Como entrada a minha recomendação é provares o Tuna Musubi, que são uns dips de atum yellowfin, com wasabi e tobiko. Eu não sou muito fã de wasabi mas provei na boa, bastante leve e preocupantemente viciante! Outra das entradas que me fez comer de olhos de fechados e lentamente foi o Sashimi Scallops XO, umas vieiras braseadas com molho de sésamo e lima kaffir deliciosas, OMG o que era aquilo?!!! Ameiiiii!

A chegada dos pratos principais foram de babar, enquanto comia as entradas fiquei observando o Chef a preparar os pokes e posso dizer que é muito bonito ver o empratamento sendo feito.

E antes que eu me esqueça, o nome restaurante foi inspirado no atum “big fish” que é o peixe mais usado na confecção dos pokes havaianos, portanto qualidade não falta a este novo espaço!
Na carta há 9 sugestões de poke, com atum, salmão, corvina, polvo, camarão, tofu…
Um dos pokes que provei tem o nome do restaurante, uma combinação perfeita do atum Yellowfin, arroz Yumenishiki, cebola doce, alga wakame um molho havaiano agridoce que fez toda a diferença e o tornou um prato divinal, impossível de parar de comer, o bom é que a consciência não pesou desta vez …hahaha

O outro poke era mais forte, robusto no sabor. O Blue Ocean é composto por cavala, arroz Yumenishiki, abacate, cebola roxa, muxama, sweet chili e cebola crocante. Talvez tenha sido o molho de chili a falar mais alto no meu palato que me fez preferir o Big Fish. No entanto, comi os dois como se não houvera amanhã!

Para terminar um prato lindooooo, o Coconut Creamed Rice, nada mais é do que um arroz doce de coco divinal com manga e gelado de matcha. Simplesmente fabuloso. Mais uma vez, a combinação e harmonia de sabores esteve presente como em todos os pratos.
Foi um almoço extraordinário, irei voltar em breve!

Big Fish Poke
R. Moeda 1G, 1200-275 Lisboa, Portugal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *