Esta minha transição está a ser mágica! Muitos perguntam se vou deixar de ser food writer, nuncaaaa! O lindo disto tudo é que a minha carreira alcançou uma nova visão, continuo a cozinhar mas com um conhecimento muito mais claro dos nutrientes e como posso conjugá-lo a favor da saúde. Diferente de antes, onde só buscava o sabor e a textura perfeita. Como health coach, direciono as minhas pacientes a uma alimentação que vá de encontro com as suas necessidades e, como estudante de Nutrição vou conhecendo e me apaixonando cada vez mais pelo meu propósito.
A alquimia dos alimentos saudáveis cura, rejuvenesce, desinflama, desintoxica, equilibra, emagrece e nos torna mais felizes! Nem acredito que eu, ex-chocólatra acabei de escrever isso hahaha…mas enquanto houver vida dentro de nós, que possamos mudar e conquistar tudo o que quisermos sem julgamentos!
Desde março que ando a estudar combinações de nutrientes e testar em mim primeiramente e, só depois de ver o resultado positivo, se assim o for, indico para algumas pessoas. Caso haja também um feedback bom, então aplico nas minhas pacientes, neste caso partilho com vocês uma sugestão de pequeno-almoço poderosa!
Imagina a tua primeira refeição do dia ser energética, antiaging, probiótica, rica em proteínas, fibras, que ajude a regular o teu metabolismo, equilibre o teu estrogênio, melhore o funcionamento dos teus intestinos e emagreça? Bom demais pra ser verdade né? hahaha… testei este boost maraaaa em mim durante 15 dias e em mais 5 mulheres. O resultado foi excelente, desinchamos, perdemos peso, houve um ganho de energia substancial, os intestinos começaram a funcionar 2 vezes por dia a partir do 3º a 5º dia. Tão bom né, gente?!
Sem mais enrolação aqui vai a receita e, a seguir, os benefícios de cada ingrediente, para entenderem a razão destas junções. É válido dizer que, se houver alguma substituição os efeitos serão diferentes.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) aveia em flocos
1 banana grande amassada
100ml de bebida vegetal (ou água)
1 colher (sopa) açaí em pó
1 colher (sopa) levedura de cerveja
1 kiwi
1 colher (sopa) de sementes de abóbora
1 punhado de oleaginosas
côco ralado desidratado para polvilhar
Modo de Preparo:
Leve um tacho em lume brando um tacho pequeno, misture os flocos de aveia com a bebida vegetal (ou água), a levedura de cerveja e a banana. Quando estiver tudo incorporado, acrescente o açaí e continue a mexer até a consistência ficar do seu agrado. Transfira para um bowl pequeno/médio e decore com os toppings: o kiwi polvilhado com côco ralado, as sementes de abóbora e as oleaginosas, escolhi caju porque amoooo, mas fica à vontade para escolheres o fruto que preferires!
E agora vou te expor alguns dos benefícios dos nutrientes que escolhi para esta receita:
Açaí
– Combate o envelhecimento.
– Melhora o funcionamento dos intestinos.
– Derruba o colesterol.
– Protege o coração e melhora a circulação.
– Fornece energia.
– Fortalece o sistema imune e previne infecções.
Levedura de Cerveja
Rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais (cromo, selênio, potássio, ferro, zinco e magnésio).
Ajuda a regular o metabolismo do açúcar e a diminuir o colesterol.
É considerada um excelente probiótico.
Aveia
Depura as toxinas do organismo.
Limpa as paredes das artérias.
Rico em fibras
Protege contra doenças cardiovasculares.
Banana
– Regula o intestino.
– Aumenta a saciedade.
– Rica em fibras.
– Rica em potássio e magnésio;
– Melhora o humor e ajuda a combater a depressão, pois contém triptofano, um aminoácido que participa da formação hormônios que melhoram o humor e ajudam a relaxar.
– Fortalece o sistema imunológico e prevener doenças, por ser rica em vitamina C.
– Previne o cancro intestinal.
Kiwi
Entre tantos benefícios desta fruta, escolhi pelo seu poder diurético pela sua alta carga de vitamina C que é um potente anti-oxidante. A sua capacidade para neutralizar os radicais livres faz com que o kiwi seja uma fórmula perfeita antiaging.
Oleaginosas
– Fonte de magnesio, fósforo, potassio, cálcio, ferro, zinco e selenio, com propiedades anti-oxidantes.
Rico em fibras
Rico em proteína vegetal
Sementes de Abóbora
Efeito anti-oxidante (vitamina E, os ácidos graxos e os carotenoides que ajudam a combater os radicais livres).
Diminui inflamações
– Proteger as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres
Ajudam na prevenção do cancro na mama em mulheres na pós-menopausa.
Rica em fitoestrógenos, que ajuda o organismo feminino a repor as taxas de estrogênio quando estão baixas.
Espero que tenhas gostado destas informações e da receita! Se fizeres e publicares nas tuas redes sociais, identifica-me! Vou amar ver o teu bossa bowl! Beijos e bone appettit!