Sou uma apaixonada por queijo! Receitas com queijo são sempre bem-vindas à minha mesa e, não deixo nenhum de fora!!! Como vocês sabem, tenho também uma história de amor com o Queijos Santiago, que comemora este ano o seu centenário com a vitalidade e frescura de um jovem! Sempre a inovar e surpreender. A última novidade foi o lançamento da gama de queijos cremosos…OMG! uma perdição deliciosa que eu, na mesma hora comecei a magicar receitas, nenhuma novidade néeeee…hahaha
Friozinho e tal, cremoso, forte, intenso…combinar com o que? Talvez algo também forte? Nossa, isso sim seria ousado hahaha, então siga! Mas…tem que ter um mínimo de equilibrio, então uns apontamentos doces vah lá! E tudo isso a passear pela rua, quando de repente me deparo com uma montra de pastelaria linda repleta de cheesecakes com todos os sabores possíveis! E foi aí, que lembrei que, anos atrás provei um cheescake salgado com tomate seco que era a loucura das loucuras, feito por um grande amigo meu, o Chef Nuno Maia! Liguei para ele na mesma hora e pedi-lhe “autorização” para “roubar” alguns detalhes de sua receita, na mesma hora ouvi o sim mais querido de um amigo que está ao meu lado, mesmo longe fisicamente. Valeu Nunooooo, tu é the BEST!!!
Então, nasceu o cheesecake salgado de queijo cremoso Cerrado do Vale com Presunto e Damasco. Como assim?! Dá uma olhada no desafio desta receita que, no final quero também te fazer um desafio!
Ingredientes:
300grs de pão saloio
2 colheres (sopa) azeite
1 embalagem de Cerrado do Vale Cremosos
2 colheres (sopa) de mel
10 folhas de gelatina
5 fatia de presunto Nobre
3 damascos
4 nozes pecan (opcional)
Modo de Preparo:
Corte o pão em pequenos pedaços e regue com o azeite. Leve ao forno a 180 graus por 15 minutos. A seguir, acrescente 1 colher de mel e triture q.b. Essa será a nossa base, por isso pode já, com a ajuda de um molde redondo, forrado com papel vegetal, colocar num prato.
Hidrate a gelatina em água fria e depois misture ao queijo. Preencha o restante do molde e leve ao frigorifico por meia hora. Desenforme e decore com pedaços de presunto, damasco e nozes pecam. Finalize com mel por cima.
Sirva como uma entrada para partilhar.
Gostou da ideia? Cá em casa foi sucesso e os nossos vizinhos amaram! E agoraaaaaaa sou eu que te desafio a ir partilhar esta receita no teu feed do facebook, dar um pulinho no instagram do Queijos Santiago, identificar três amigos com quem gostarias de partilhar esta receita! As três primeiras pessoas a realizarem este processo irão receber este kit delicioso com a gama completa dos novos queijos cremosos!Divulgamos o resultado dia 13 de Dezembro 🙂
Ready?! Boa sorteeeeee!
Um beijo bem doce e bonn appetite!