julho 07, 2016

Clafoutis de Cereja

 

No último mês de Abril estive em Paris de passagem, para a minha aventura na China, e resolvi cuscar várias patisseries e cafés. Andei tanto, mas estava tão empolgada por descubrir novos sabores, apesar de ter ido à capital francesa várias vezes, que nem reparei nas horas que passei a caminhar. Sentei num café super charmoso, o Carette, é super conhecido, fica na Place du Trocadéro. Assim que entrei senti que já estava engordando! Gente do céu, logo na entrada havia uma bancada com macarons de todas cores e sabores, uma loucura! Provei um de caramelo salgado, que me deixou sem palavras, mas isso é história para outra receita… hahaha

Pedi uma fatia de Clafoutis de Cereja, nunca havia provado e estava curiosa. Já conhecia este doce, mas sei lá porque ainda não tinha experimentado. Ameiiiiiii!!!! O Clafoutis é uma espécie de creme com cerejas cozidos. Em sua receita original, as cerejas devem ficar marinando em licor por duas horas e leva baunilha.

Fiz algumas alterações na receita para deixá-la mais pratica e rápida. Comparei com o sabor original (tenho excelente memória, quando o assunto é comida) e ficou muito parecida. Posso dizer que, metade do prato foi devorado logo a seguir… hahaha

Ingredientes:
600gr de cerejas
70gr de farinha
120gr de acúcar com stevia da Sidul
3 ovos
40ml de natas
350ml de leite de amêndoas
1 pitada de sal
manteiga para untar
Então vamos lá preparar o nosso Clafoutis. Unte com manteiga um refratário que possa ir ao forno. Num ball, misture os ingredientes secos. farinha, açúcar e sal.
A seguir, adicione um ovo de cada vez, mexendo sempre antes. Junte o leite de amêndoas e as natas, misture bem até ficar com uma consistência homogênea.
Leve ao forno por 45 minutos, a 180 graus.

 

Antes de esfriar, polvilhe com açúcar. O Clafoutis não é uma sobremesa muito doce, a cereja quebra um poco a doçura, por isso o açúcar polvilhado dá um toque elegante à receita.
A minha sugestão é que, você sirva com gelado de natas ou chantilly, fica também uma delicia!
Bon Appetit!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *