Coalhada Seca Doce com frutos Vermelhos

Tempos atrás estava a ver uns livros de receita e vi uma foto de uma coalhada com azeite, deu água na boca e não me saiu da cabeça! Mas depois comecei a pensar que essa era uma receita, além de deliciosa e tradicional, já bastante conhecida.
O que poderia fazer de diferente? Qual seria o meu auto-desafio? Sim, novas receitas são para me colocar à prova e eu amoooo…hahaha
Bem, então lembrei de quando fui a Mykonos e provei uma sobremesa com gelado, suspiro e frutos vermelhos. Ou seja, nada a ver com esta, mas serviu sem dúvida como inspiração. Só não me perguntem porque, não faço a mínima ideia!
Ah! Mas uma coisa sei, assim que terminei de fotografar, levei para o meu marido provar. Genteeee o homem detonou com a metade da sobremesa sem respirar, uma colherada atrás da outra!!!
Portanto, aprovada está! …hahaha

Ingredientes:
1 litro de iogurte grego natural
6 colheres (sopa) de mel
1 punhado de amêndoas peladas e torradas
morangos
mirtilos
framboesas
sumo de 1/2 limão
50 ml de água

Modo de Preparo:
Misture ao iogurte 4 colheres de mel e coloque-o num pano fino. Tenha por baixo um coador e uma tigela. Comprima bem o iogurte e faça um nó no pano. Com cuidado vá apertando para extrair o soro por cerca de 2 minutos. Repita o processo a cada 15 minutos durante 1 hora.

A seguir, envolva um pano mais grosso e aperte com mais força para terminar de sair o restante do soro, também por cerca de 2 minutos. Deixe repousar por 15 minutos e repita. Abra os lenços, o seu iogurte já estará seco e coalhado, pronto para ser transferido para um prato.

Decore com os frutos e as amêndoas picadas. Para dar um toque final, leve o restante do mel, a água e o sumo de limão num tacho pequeno, em lume alto para ferver. Deixe arrefecer. Com a varinha esprema 6 framboesa e junte à calda, misture tudo com uma colher e sirva por cima.

Se a sobremesa não for devorada na mesma hora, guarde no frigorífico, recomendo que não fique por mais de 24 horas.
Espero que gostes desta sugestão e que seja um sucesso na tua mesa!
Um beijo bem doce e bonn appetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *