fevereiro 05, 2018

Dois anos entre colheradas graças a ti!

Escrevo este pequeno texto, na cozinha a terminar um bolo delicioso, mas atenta às horas, daqui a pouco vai rolar mais uma troca de fraldas e hiberno para preparar…ai que sonhoooo genteee, que coisa mais boa!

Mais um ano incrível, dois anos de muita alegria e superação. Comemoro o segundo aniversário do Entre Colheradas, mais feliz e completa do que alguma vez imaginaria estar. A razão vocês já sabem, o nascimento da minha Isabella que, curiosidade a parte, estava prevista para nascer no dia de hoje!

Os últimos meses foram marcados por desafios extraordinários, como a produção e o lançamento do meu livro “Receitas da Blogger Paula Bollinger”, showcookings por todo Portugal, parcerias com grandes marcas e a minha entrada na ilha da Madeira, com a criação de 12 receitas para o calendário de 2018, a convite da Secretaria de Agricultura e Pesca. Tantas coisas boas!

Quis partilhar tanto no blog, quanto nas redes sociais as minhas receitas favoritas, os restaurantes hotéis onde estive, a minha viagem ma-ra-vi-lho-sa a Marrocos e à Grécia, os produtos de beleza que tenho como uma outra paixão e claro, este sonho tornado realidade. Estar grávida da Bella foi uma deliciaaaaaa!!!

Obrigadaaaaaaaa!!!! O meu muito obrigada a ti que segues o blog, obrigada à Impala Books por ter acreditado em mim desde a primeira reunião, às marcas e agências que estão neste projeto tão gostoso. Obrigada aos meus amigos, família e às duas pessoas que fazem tudo isto ser uma brilhante jornada, a ti António, o grande amor da minha vida e à minha bebezinha, vocês são o meu tudo!!!!

Para esta ocasião preparei um bolo super, hiper, mega gostoso e calórico… hahaha não resisti, dei-lhe com arte no açúcar e na manteiga, mas uma vez na vida não faz mal né?! Este bolo amanteigado, meio rosa, meio branco, tem recheio de caramelo salgado e cobertura de merengue queimado… OH MY GOOOOODDDD! É tudooooo de bom, vale a pena fazer num aniversário ou ocasião especial heinnnn 🙂

Ingredientes Bolo:
440 hrs manteiga sem sal
2 chávenas de açúcar
8 ovos
4 chávenas de farinha de trigo
2 colheres (sopa) fermento em pó
160 ml de leite
1 colher (sopa) corante rosa

Ingredientes Caramelo Salgado:
180 hrs açúcar
120 ml água
200ml natas frescas

Ingredientes Recheio:
3 claras
90 gr de açúcar
300gr de manteiga

Ingredientes Cobertura:
5 claras
10 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo Bolo:
Corte a manteiga em pedaços e bata com o açúcar, até ficar com uma consistência cremosa. Acrescente os ovos um a um, sem parar de bater. Adicione duas chávena de farinha peneiradas e o leite, e bata por um minuto. A seguir, coloque as outras duas chávenas de farinha (também peneiradas), o fermento e o corante. Bata tudo muito bem e distribua em três fôrmas de 21 cm, untadas e enfarinhadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por 35 minutos. Quando esfriar, corte o topo de cada bolo, para ficarem alinhadas e reserve.
Modo de Preparo do Caramelo Salgado e Recheio:
Enquanto o nosso bolo está no forno, vamos ao recheio. Começamos pelo caramelo salgado, e para isso precisas de um tacho médio. Coloque o açúcar e a água em lume médio e não mexa até chegar a cor âmbar. Retire do lume e misture as natas aquecidas. Reserve.
Para o recheio vamos bater a manteiga até ficar branquinha e reservar. Num outro bowl, fazemos o merengue, basta bater as claras e acrescentar aos poucos o açúcar. Quando estiver bem consistente, adiciona o merengue à manteiga e bate tudo junto, Aos poucos junta o caramelo salgado. Três colheres de sopa é o suficiente para mim, mas aí es tú que mandas… hahah
Modo de Preparo da Cobertura:
A parte mais fácil, repete o processo do merengue que fizemos para o recheio e já está! 😉

Montagem:
Simples e rápido. Separe o seu melhor prato para bolos, porque esta receita promete ser um sucesso! E aqui vamos nós passo-a-passo: primeiro bolo + recheio + segundo bolo + recheio + terceiro bolo + cobertura. Podes servir assim na boa, ou usar um maçarico para queimar o merengue e dar um toque mais rústico, tal como na foto.

Espero que tenhas gostados desta receita e “vamu qui vamu” ao tetraaaaaa!!! hahaha

Um beijo bem doce e bonn appetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *