fevereiro 05, 2017

Frango assado com molho de ervas de chá

Dias de chuva e frio, só dá vontade de ficar em casa e comer pratos bem quentinhos. Nos dias em que o meu marido está em casa a trabalhar, aproveito para fazer novos pratos e usá-lo como a minha cobaia. Se ele gostar, é porque está mesmo bom, se ele demorar para dizer alguma coisa, então é porque está faltando qualquer coisa e, se na primeira garfada ele soltar um “woooowwww!!!” então a receita vem pro blog…hahaha
Esta receita é uma recriação de um frango da Julia Child, uma chef maravilhosa que me inspira nos cozinhados mais tradicionais. Na receita da Julia (depois de ler tanto sobre ela, me sinto íntima hahaha), o frango é feito com lavanda e alguns temperos mais complicados de se encontrar.
Para o processo ser mais rápido e prático, eu tirei algumas das especiarias e troquei a lavanda por ervas de chá. Ganhei no Natal, um pacote de um chá verde com pêssego e damasco, bem diferente né?! É claro que você não precisa sair correndo á procura desse chá. Faz assim, abre o armário da cozinha e vê o que tens guardado de chás, pega em dois ou três e mistura as ervas, pronto uma mistura exótica, tanto para a receita que vem a seguir como para beber durante o dia. Legal esta ideia né?! 🙂
Ingredientes:
1 frango cortado em pedaços médios
1 limão
15 grs de ervas de chá
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) mel
tomilho
sal q.b.

Pré-aqueça o forno a 160 graus e comece por regar o frango com um bom azeite, escolhi para esta receita, a primeira colheita do Oliveira da Serra, por ser um azeite extra virgem suave mas temperado, o que ajuda muitooooo na abertura dos sabores.
Esmague bem as ervas de chá e misture com mais azeite, mel, tomilho e sal. Vamos usar o limão por completo, primeiro raspe ele todinho, e depois esprema. Envolva tudo, o cheiro deste molho é simplesmente surreal!!!!
Tudo ok por aí?! Então é hora de espalhar bem essa mistura super aromática pelo frango. Com tudo já pronto, deixe o refratário quietinho, só no relax por uns 15 minutos. É claro que, se você não estiver com pressa, seria perfeito deixar o frango marinar por 2 horas.
Leve ao forno por 40 minutos, a 200 graus.
Vai dizer que não é fácil heinnn?! Eu acompanhei este prato com um purê de cenoura, mas também fica uma delicia com batatas assadas ou um simples arroz.
Não esquece depois de me contar como ficou a tua receita, ok?! 🙂
Um beijo bem doce e bon appétit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *