dezembro 15, 2016

Mercado de Natal Amigo da Terra

Aaaaaiiii como eu gosto deste último mês do ano, sem dúvida é a despedida mais carinhosa e reconfortante que podemos ter depois de 12 meses repletos de novas histórias e partilhas. As pessoas estão mais alegres, há festa todos os dias, o frio dá um certo charme e comprar prendas, apesar de ser muito complicado porque as ruas e centros comerciais estão lotados, é no fundo uma tarefa que fazemos com muito gosto!

Chegou esta semana cá em casa um miminho que me soube tão bem. Ando com uma gripe daquelas feias, mas quando a campainha tocou com uma encomenda em meu nome, foi uma supresa que afastou a febre…hahaha … Um saco cheio de prendinhas artesanais que ameiiiii e quero mostrar pra vocês! Uma vela de cera de abelhas, doce de cereja com Porto, um sabão artesanal totalmente vegan, de alecrim com ginkgo e urtiga, um chá verde maravilhosooooo com pêssego e damasco, vinho tinto da Herdade do Rocim, do Alentejo com uma das castas que mais me identifico, a Touriga Nacional, nozes, chocolate, hortaliças, um avental que é uma graça, acompanhado de outros produtos artesanais como a chávena, o estojo, o colar e esta caixinha cheia de pequenas ferramentas para bicicleta, que faz parte do Plano Almada Ciclável. Tudo nesta bolsa rústica, feita pelo grupo  Destitute Woman of Bangladesh, um projeto que visa a reintegração de mulheres que foram destituídas e sofreram abusos. Interessante como é possível fazer coisas tão bonitas, com produtos naturais!

Gostaram dos produtos? Isto é um pouquinho do que pode ser visto na 7ª Edição do Mercado de Natal Amigo do Planeta e das Pessoas, em Almada, que vai até este domingo, dia 18. Ótimas sugestões para as prendas de Natal, apresentadas pelos 50 artesãos, eco-designers e criadores portugueses, que se preocupam com as questões ambientais. Eles usaram em seus produtos, material reciclável ou natural.

A entrada é gratuita e há sugestões de prendas para todos os bolsos! Um desafio aceite por todos os participantes é ter a venda, pelo menos um peça que não ultrapasse o valor de 1€, top né?!!!

Além da área comercial, o Mercado está com um serviço que é o máximooooo, é o serviço gratuito de entrega de compras em bicicleta, achei super original!!!

Mas há mais animação pessoal, e para toda a família heinnn… uma brincoteca, um espaço para trocas e doações de brinquedos que serão oferecidos posteriormente a instituições locais, 40 oficinas para aprender a fazer presentes, música ao vivo, showcookings, teatro…e por aí vai!

Achei também muito interessante a ideia de ter o “street artist Bordalo II” a construir ao vivo, durante todo o evento, uma instalação de rua de grande formato, feita com restos de automóveis e outro material. O que faz parte da coleção “Big Trash Animals”.

A não perder também, está o projeto natural.pt, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, que vai levar a Almada produtores e marcas de área protegidas do país, para apresentarem melhor as suas terras de origem.

Aaaaahhhh eu vou claro, deixa só essa gripe sair de vez que, até Domingo eu passo lá e partilho com vocês mais fotinho no Insta e no facebook. Aqui fica um convite bem legal, espero que se divirtam muitoooooo e façam excelentes comprinhas! Ahhhhh não esqueçam de partilhar comigo, no #entrecolheradas 🙂 Curiosa eu né?! hahaha

Horários: 12h às 21h
Local: Oficina de Cultura, Praça S. João Batista e Praça da Liberdade
Almada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *