Toda receita que faço tem uma história, porque cozinhar é minha paixão. Dou o meu melhor quando estou a preparar um prato, principalmente quando sei que irei partilhá-lo com pessoas que tanto gosto!
Este pão asmo ficou no meu caderno de receitas como o pão da Beatriz e do Hugo. Conheci a Beatriz quando ainda era fotógrafa de moda e ela trabalhava numa agência de comunicação. De lá pra cá, fomos acompanhando os momentos mais importantes profissionais e pessoais, uma da outra.
Ela é daquelas mulheres de garra que olhas e pensas: quero ser como ela! Hoje tem a sua própria agência de comunicação, é uma mãe incrível e uma esposa que se desdobra para estar presente ao lado do Hugo. Incrível né?! É minha AMIGAAAA!!! Me viu começar do zero no mundo da Gastronomia, a minha luta para tentar adoptar uma criança, acompanhou de perto a minha felicidade quando descobri que estava grávida e bem, continuamos as duas a partilhar, apoiar e também trabalhar juntas.
Quando eles foram jantar lá em casa, ainda em Lisboa, ela amou este pão! Apresento-vos o pão asmo da Beatriz e do Hugo 🙂
Rendimento: 8 pães médios
Ingredientes:
250g farinha de trigo ou integral
1 colher de azeite Oliveira da Serra
150ml de água
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Para acelerar o processo, coloque todos os ingredientes num processador e ligue na velocidade média por 1 minuto ou até ficar uma massa. Também pode fazer todo este processo manualmente.
Disponha a massa sobre uma superfície enfarinhada, faça uma bola e corte em oito fatia iguais (ou quase).
Depois sove cada uma delas e faça pequenas bolas. Com um rolo enfarinhado, estenda a massa.
Neste momento es tu que escolhes se queres o pão com um aspecto mais rústico ou redondo. Se for a segunda opções basta colocar um bowl por cima e cortar a massa para ficar perfeitinha!
Aqueça uma frigideira média em lume médio, coloque a massa de pão asmo. Quando começarem a aparecer as bolhas, é hora de virar de lado. Nada de distrações agora, porque ele fica pronto em questões de segundos e se deixarmos passar o tempo, além de queimar a tua cozinha vai ficar com aquele cheirinho de quem já fez asneira… hahaha
A minha sugestão é que sirvas com um bom queijo. Eu amo colocar o Camembert no forno por 10 minutos e depois servir por cima, e…para dar o toque tcharánnnn um pouquinho de compota de morango. Vai por mim, fica um aperitivo elegantérrimooooo e delicioso!
Qualquer dúvida fala comigo, ok?!
Um beijo doce e bonn appetit!