Pelo menos uma vez por semana, faço pão. Procuro fazer em boa quantidade para congelar e ir consumindo. Somos doidos por pão e croissants em casa! É claro que dá mais trabalho do que atravessar a rua e ir à padaria, mas vale a pena quando temos a receita e o forno perfeito.
No meu forno SteamBake da AEG, consigo acrescentar vapor no início da cozedura, o que deixa a parte interna do pão bem macia e a parte de fora bastante crocante.
Partilho com vocês neste vídeo a minha receita de pão com cereais e farinha de amêndoa, a preferida do meu marido! Acreditem, o toque final da farinha de amêndoa antes de ir ao forno faz uma diferença deliciosa!!!!
Ingredientes:
* 250g de farinha de cereais
* 250g de farinha branca
* 7g de fermento para pão
* 300ml de água morna
* 1 colher (chá) de flor de sal
* 5/6 colheres (sopa) de mel
* 50g de farinha de amêndoas
* Leite para pincelar o pão
Modo de Preparação:
Misture as farinhas, o sal e o fermento numa tigela média. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e coloque a água, o mel e misture bem até ficar homogéneo.
Coloque a massa numa base com farinha e sove até ficar seco. Faça uma bola e coloque na bandeja que vai ao forno, cubra com película aderente por 30 minutos, para o pão fermentar e dobrar de tamanho. A seguir, faça cortes na parte superior da massa, pincele com leite e polvilhe com a farinha de amêndoa.
Leve ao forno. Eu tenho o SteamBake da AEG, marca da qual sou foodwriter.
É muito fácil de usar! Primeiro coloca-se água na concavidade no fundo do forno, seleciona-se o programa e a temperatura e finalmente basta premir o botão PlusSteam, deixar o forno pré-aquecer como habitualmente – 5/10minutos – e colocar a massa no forno.
A função PlusSteam adiciona vapor no início do processo de cozedura, o que vai fazer com que o nosso pão tenha aquela crocância por fora e permaneça com a massa macia, na temperatura de 200 graus, entre 30 a 40 minutos. Assim, a massa irá crescer ao ritmo certo.
Se você reparar bem, irá ver o sistema de ventilação. É o hot air, que garante que o ar quente circula uniformemente no interior do forno. Resultado: o forno aquece mais rápido e o tempo de cozedura reduz 20%. E permite cozinhar em 3 níveis em simultâneo, poupando tempo, energia e tirando partido da capacidade do forno.
Perfeito para quem gosta de cozinhar pães, croissants e bolos como eu!
Agradecimento: Cozinha @ajnavalho
#AJNavalho