Depois de um ano num confinamento total em França – a região onde estava a viver no Nordeste, foi uma das mais afetadas – conseguimos respirar e retornar a Portugal por duas semanas que passaram num piscar d’olhos! Para quem me segue por aqui e nas redes sociais, sabe que o meu coração é tal como o de Viana, de alma…portuguesa, mas a verdade é que estou amando viver em França e agora na Occitania, que tem um “french way” do mais delicioso! O convite para passar um fim-de-semana no hotel Sofitel Lisbon Liberdade, que reabriu no último mês de maio, foi sem dúvida uma “chocolatini” (maneira como falam pain au chocolate no sul) à portuguesa para nós!
No coração da Avenida da liberdade, o Sofitel Lisbon é dos hotéis de 5 estrelas mais falados. Porque eu sei isso? Já o conheço há anos, almocei e jantei várias vezes lá, falarei mais à frente, mas é como se fosse um ponto de referência do chic, do bom gosto, do “hoje é um dia para brindar, vamos comemorar ao Sofitel?”. Algo que muitos não sabem, é que há uma tradição logo no lobby, todos os dias as flores são mudadas, cada bouquet mais bonito que outro! Uma forma de dar constantemente as boas-vindas.
O hotel abriu com um novo bar, bem no centro, impossível resistir! Provamos dois cocktails, o Lemon Drop, com merengue caramelizado por cima e bem cítrico, e o Sharish Blue, uma bebida com gin e flor de lavanda, bem frenchy.
Mais para dentro, o salão para sentar com calma e admirar com calma cada detalhe da nova decoração. Um jogo de cores e formas na parede, divide a biblioteca com vista para um jardim vertical, que mostra a aposta do grupo na sustentabilidade, de outra sala, meio home office, meio “vamos sentar e conversar”, um chia indolor muito em bom.
O Sofitel Lisbon Liberdade tem 163 quartos e suítes. Nós estivemos numa dessas suítes, com uma vista lindíssima que só me trouxe boas lembranças e renovou as minhas energias antes de voltar para Toulouse. Que terraço maravilhoso, onde aproveitamos para tomar o pequeno-almoço e namorar muitooooo!
Achei a suíte linda, clássica com tons de madeira escura e uma casa de banho de um bom gosto extraordinário, juntando peças orientais ao mesmo tempo que as suas cores remetem às da calçada portuguesa.
Matiz, o restaurante para ir e voltar
Do chão em pedra portuguesa à loiça escolhida à dedo, numa das principais fábricas nacionais, a Vista Alegre, o restaurante & Bar do hotel, o MATIZ, foi inspirado na avenida mais elegante de Lisboa e apresenta uma cozinha portuguesa afetiva com toques da cuisine francesa em todos os seus pratos, basta fechar os olhos e sentir a mistura de sabores e ficar atenta a frescura dos aromas. Amei saber que 95% dos ingredientes são de produtores locais, o que oferece essa leveza e, ao mesmo tempo, sofisticação ao menu. Porque hoje em dia, isto é luxo!
A carta do Chef Executivo Daniel Schlaipfer, é simplesmente divinal. Entreguei-me à experiência gastronómica logo no amuse bouche, uma uva recheada com mouse de foie gras, chutney de maçã e vinho de Porto branco para fazer o casamento luso-francês.
Perdi-me nos raviolis de lagosta com molho de frutos do mar e, como boa “portuguesa”, molhei o pão no molho que entrou no meu top, sem qualquer dúvida. Vai e faz com eu, prometo que não te arrependerás hahaha
As saudades que tinha de peixe fresquinho, somos uns sortudos em Portugal!!! O robalo com creme de cherovia, com legumes baby, amêijoa e molho de vinho branco…de chorar por mais e mais!
Le Roi de la nuit foi esta costeleta fumada com lavanda. Chegou à mesa imponente com seu aroma à Aix-en-Provence e sabor português, sem dúvida este é o prato que define o Sofitel e o seu MATIZ.
No fim, pequei! Como sabem, sou uma chocólocatra em recuperação hahaha, mas quem resiste ao uma sobremesa destas, eu não! Cubo de Chocolate com 50% de cacau de São Tomé com gelado, a minha sugestão é que comas em slow motion, sintas tudo bem devagar porque esta sobremesa é mágica e, só não pedi mais uma, porque fiquei com vergonha hahaha
Uma experiência deliciosa, com vontade de “quero mais”, repleta de simpatia do staff, numa época em que todos estamos tão carentes de carinho, não é? Depois de dois anos complicados, antes de sair daquele hotel agradeci, primeiro pela oportunidade e segundo por cada uma daquelas pessoas que conheci. Por estarem, mesmo de máscara, com um grande sorriso no rosto (os olhos falam tudo), pelo trabalho incrível que fazem por trás das cortinas para que tudo seja perfeito!
Sofitel Lisbon Liberdade
Avenida Da Liberdade 127
1269-038 Lisboa, Portugal