maio 21, 2018

Tarte de Miolo de Gambão

Eu tinha oito anos quando cheguei a Espanha com os pais, tudo novo, tudo diferente, tudo europeu! Vivi a minha infância e parte da adolescência em Madrid, sem dúvida o meu coração “es español, olé!”. Tenho lembranças tão lindas e, muitas delas relacionadas com comida. É que “nós” os espanhóis amamos uma boa mesa, com certeza! hahaha

Logo no início, quando tudo era novidade fiquei doida com as “merluzas empanadas” da Pescanova, que são os “nossos” douradinhos aqui em Portugal. Sempre que havia “merluza” era festa, e combinava com tudo, até com o toque brasileiro da comida da minha mãe, o famoso arroz e feijão!

Hoje, tantos anos depois e como embaixadora da WWF Portugal no projeto Fish Foward, me preocupo com o peixe que vai à minha mesa e à vossa claro. A Pescanova tem o selo MSC que confirma a sustentabilidade da pescaria.

Para esta receita, escolhi o miolo de gambão, que é baixo em gordura e uma bela fonte de proteína. Fácil de cozinhar e delicioso no sabor. Aqui em casa, esta tarte foi devorada em questão de minutos!!!

Ingredientes:
900g de miolo de gambão Pescanova
2 discos de massa folhada
60g de manteiga
400ml de leite
1/2 chávena de farinha de trigo
1 colher (café) de noz moscada
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de massa de alho
1 ovo

Modo de Preparo:
Leve o azeite e a massa de alho, num wok, a lume médio. Quando estiverem incorporados acrescente os miolos de gambão, envolva e deixe cozinhar.
Entretanto vamos preparar o molho branco que é super fácil e rápido! Num tacho médio, derreta a manteiga e acrescente a farinha, misture até ficar cremosos, adicione o leite e sem parar de mexer, tempere com a noz moscada, sal e pimenta. Quando a consistência ficar mais firme, retire do lume e reserve.
Unte uma fôrma para quiches com óleo, disponha o primeiro disco de massa folhada e faça furinhos com o garfo, para a massa não crescer. Distribua os miolos de gambão, a seguir espalhe o molho branco. Feche a tarde com o outro disco de massa folhada e feche bem toda a parte de fora. Com uma faca desenhe traços, como eu sou péssima em desenho, fiz estas linhas que são a garantia que o resultado final vai ficar bonito…hahaha Para finalizar, pincele com um ovo, para dar um ar mais vivo!
Leve ao forno por 35 minutos a 190 graus. Sirva ainda quente com uma saladinha à tua escolha! Espero que esta receita provoque vários “hummm hummmm” em tua casa! Qualquer dúvida me envia mensagem ok? Ah! Depois me conta como é que ficou a tua tarde 🙂
Um beijo bem doce e bonne apetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *