março 27, 2018

Trança de Páscoa com Açúcar Amarelo Sidul

Sou daquelas pessoas que gosta de criar lembranças, fazer de um momento usual, uma recordação especial. E, depois de tantas Páscoas, posso te dizer que tenho histórias deliciosas, desde a Páscoa numa procissão em Lima (Peru) aos meus 6 anos, pelas ruas de Paris com os meus pais aos meus 10 anos, o nosso primeiro almoço de Domingo de Páscoa quando nos mudamos para Lisboa aos meus 12 anos e ano passado, quando calhou no meu aniversário de 39 anos…e por aí vai, até este ano! Ahhhh meus queridos amigos, este ano será a Páscoa mais linda de todas, junto à minha família portuguesa, com o grande amor da minha vida (a petiscar tudo o que vai chegando à mesa) e a maior bênção que Deus poderia me dar, a nossa Isabella. Bons momentos fazem as lembranças ficarem mais doces
Nas festas de família é a minha sogra que manda no cardápio e ninguém argumenta clarooooo néee! Sogra é sogra hahahaha e a minha é top! Por isso, sempre dou uma ajudinha nas sobremesas, além do brownie com framboesas que publiquei na semana passada, vou também preparar uma Trança de Páscoa. Genteeeeeee, esta receita é OBRIGATÓRIA na tua mesa este ano! A massa é uma loucuraaaaa, tem um travo a limão e erva doce que faz toda a diferença!
A receita não é criação minha, peguei no site da Sidul e fiz direitinho como está lá escrito, foi um sucesso cá em casa e é por isso que vou repeti-la no Domingo de Páscoa, desta vez foi a sogrinha que me intimou a fazer novamente …hahaha

Achei o processo bem rápido e simples. Entre a gama de açúcares escuros da Sidul, usei o areado amarelo, que é o “queridinho” dos doces regionais portugueses. Além do aroma agradável, tem uma cor dourada e sabor único conferido pelo melaço da cana, é um açúcar com mais humidade que o açúcar branco.
E aí você se pergunta: “mas porque ela está sempre a usar diferentes açúcares?” Bem, porque o sabor e a qualidade das minhas receitas tem que ser excelente! É como cada macaco no seu galho …hahaha… cada açúcar para um tipo de sobremesa né?! 🙂

Ingredientes:

MASSA

    500g de farinha
    120ml de leite morno
    40g de fermento de padeiro fresco
    150g de Açúcar Amarelo
    125g de manteiga
    2 ovos
    1 pitada de sal
    1 pitada de canela em pó
    1 pitada de erva doce
    Raspa de 1 limão
    1 gema (para pintar)

CREME

    125 g de Açúcar Fino Sidul
    60 g de água
    Casca de 1 limão
    1 Pau de canela
    1 colher de sopa de farinha
    3 colheres de sopa  de água
    6  de gemas
    1 colher de chá  manteiga

DECORAÇÃO

    Amêndoas
    Açúcar em Pó Sidul q.b.

Modo de Preparo:

MASSA

1. Dissolva o fermento no leite morno.

2. Trabalhe o Açúcar Amarelo Sidul com a manteiga até obter uma textura homogénea. Adicione os ovos, o sal, a raspa de limão, a erva doce e a canela. Misture a farinha ao preparado anterior e adicione o restante leite aos poucos.

3. Por fim, adicione a mistura do fermento e amasse a massa muito bem até obter uma mistura elástica e homogénea.

4. Deixe a massa a levedar durante 30 minutos.

5. Divida a massa em três partes iguais. Estique a massa e divida-a em três tiras com o mesmo comprimento. Dê formato de trança.

6. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e pinte a trança com a gema batida.

7. Deixe a levedar até obter o dobro do tamanho.

CREME

Coloque ao lume a água com o Açúcar Fino Sidul, a casca de limão e o pau de canela até ferver.

8. Dissolva a farinha com 3 colheres de sopa de água para que não fiquem grumos e incorpore as gemas.  Verta a calda de açúcar aos poucos sobre a mistura da farinha. Passe o preparado por um passador.

9. Coza em lume brando mexendo regularmente até obter consistência de um creme.

10. Retire do lume e adicione a manteiga. Mexa e deixe arrefecer.

DECORAÇÃO

11.Decore a traça com creme de ovo e amêndoas e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

12. No final da cozedura pinte a trança com mel de rosmaninho aquecido e polvilhe com Açúcar em Pó Sidul.

Viu como é super fácil? Bom, qualquer dúvida me envia mensagem que eu te ajudo nessa trança deliciosa! Ahhhhh e faz como eu, dá um pulinho no site da Sidul pra babar com tantas receitas gostosas! No Facebook e no Instagram também encontras receitas e dicas para tornar os teu momentos mais doces!
Uma excelente Páscoa para ti e o teus, um beijo bem doce e bon appetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *