agosto 11, 2016

#umbolo para o Dia Internacional da Juventude

E é com um bolo para comemorar este Dia tão especial, que dou início a minha parceria com a AEG Portugal! Oh yeaaahhhh! Estou radiante de felicidade de poder partilhar tantas coisas boas e gulosas com vocês!!!
Semanas atrás, acabadinha de chegar ao Algarve para um fim de semana dolce far niente, recebo um mail fantástico! Eu, que não sou nada exagerada né, pedi pro meu marido parar o carro, no meio da auto estrada! É que já tinha lido 3 vezes a mensagem e não estava conseguindo acreditar no que lia, acho que a culpa era do motor do carro…hahaha
Brincadeirinhaaaaa! Mas que mandei ele parar o carro e li 3 vezes a mensagem, isso é verdade…hahaha
– “Amôooooo!!! Pára o carrrrooooooo!!!”
– O que foi?!
– Lê este mail, acho que não tou entendendo nada!
…Ele, que me conhece tão bem como a palma de sua mão, sabia que era alguma coisa  muito boa. Conforme ele ia lendo, o seu sorriso ia se abrindo, e foi aí que eu tive a certeza: entendi tudinho! …. demos uma mega gargalhada os dois…hahaha
Dois parvinhos, você pode estar pensando. Sim, pode ser. Mas…diz lá se não tem coisa mais gostosa do que te desafiarem para degraus mais altos?!
O mail era para vos apresentar, nos próximos meses um bolo!  A Aeg Portugal criou este ano, a rubrica #umbolopara onde todos os meses uma receita nova e original.

Aceitei na hora, né gente! Por isso, preparem as vossas cozinhas, fôrmas, chamem familiares e amigos, que vamos comer um bolo mais delicioso do que o outro!
Durante os próximos meses vou mostrar pra vocês a minha experiência no forno Multifunções Pirolítico, PlusSteam, o Ferrari dos fornos pessoal!!!
E agora, vamos brindar a esta parceria “gulosémica” com um bolo daqueles de salivar?!!! Uhuhuuuu boraaaaa!!! 🙂


Bolo Amanteigado de Iogurte com Frutos Silvestres

Dizem que a juventude não tem idade, que é um estado de espírito. Este bolo amanteigado com iogurte e frutos vermelhos da estação, é uma combinação doce, atrevida e fresca, tal com se ser jovem…a vida inteira!
Além das dezenas de livros que tenho com receitas incríveis, sempre vou primeiro pesquisar ao caderno verde que me acompanha desde os meus 19 anos. Guardo com carinho receitas de amigos, familiares, pessoas que entraram na minha vida e me conquistaram pela boca, alguns truques e várias criações que fui testando durante todos estes anos. Na classificação de doces encontrei uma receita de iogurte que a minha mãe fazia quando estávamos de férias. Era um bolo bem leve, com poucos ingredientes e sempre dava certo. “Mas só isso?! Nem pensar, vou acrescentar uns toques gulosos, que confortam qualquer tarde entre amigos. Manteiga! Muita manteiga!”, pensei. E foi assim que, numa tarde de segunda-feira, o dia oficial do retorno à dieta, resolvi criar este bolo cheio de energia! (não nos prendamos às calorias vah! hahahaha)
Ingredientes Bolo:
1 embalagem de Iogurte sem açúcar
8 ovos
4 chávenas de farinha de trigo
440 gr de manteiga sem sal
2 chávenas de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento em pó
frutos vermelhos para decorar

Ingredientes Recheio:
300 gr de manteiga sem sal
3 claras
90 gr de açúcar
200 gr de geléia de frutos vermelhos

Numa batedeira, misture o açúcar e a manteiga até virar uma pasta fofa e branca. Acrescente os ovos um a um, e bata a cada adição. Junte 2 chávenas de farinha de trigo, com a ajuda de uma peneira. Para finalizar, inclua o iogurte, o restante da farinha (também peneirada) e o fermento, até a mistura ficar bem homogênea e cremosa. Divida o preparado em duas fôrmas de bolo, de 21 cm, untadas e enfarinhadas, e leve ao forno por 30 minutos, a 180 graus.

Enquanto os bolos estão a cozinhar, prepare o recheio. Lave a batedeira e bata a manteiga até ficar bem cremosa, e reserve. Bata as claras em neve e acrescente, aos poucos, o açúcar, até obter um merengue. Acrescente a manteiga e a geléia.

Quando os bolos já estiverem frios, desenforme e corte a parte superior de ambos. Recheie com o creme no meio e na parte de cima do segundo bolo. Decore com frutos vermelhos.
Um bolo delicioso, para te sentires, a cada garfada, mais jovem!
Gostou da receita, cá em casa este bolo durou poucas horas! Depois me conta o que você achou, ok? 🙂
Bon Appetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *