Meninaaaa que parto para sair esta receita, viu?! hahaha… Numa das minhas TPMs ano passado senti uma forte vontade de comer chocolate (nenhuma novidade) e, assim o fiz mas, enquanto devorava uma tablete (de chocolate negro e vegan) inteira prometi a mim mesma que seria a última, naquela velocidade e tão desequilibradamente. E essa foi a palavra chave para dar início ao meu novo projeto: desequilíbrio!
A caminho dos 43 anos, cansei de todos os meses ter esses altos e baixos. Esta foi uma das razões que me levou a estar fazendo uma pós-graduação em Saúde Hormonal na IIN, em Nova Iorque. O casamento entre o health coaching em nutrição integrativa e a minha profissão de foodwriter é perfeito, encontrei o meu par! Mas… sempre tem um mas né?! Sou mulher, fui mãe aos quase 40, descobri que estava doente há um ano e vi como os alimentos curaram, desinflamaram e colocaram o meu corpo no eixo. Ou seja, concluí que, se conhecesse bem o meu sistema endócrino, poderia enriquecer a minha alimentação, tornando as minhas hormonas, mensageiras químicas equilibradas.
Quanto mais estudo, mas as minhas hormonas agradecem!
A mensagem de equilíbrio é uma mensagem de amor, carinho e auto-cuidado. Por isso encaixou tão bem com a minha cozinha. Todas as minhas receitas são estudadas e testadas desde os meus 17 anos. Vocês já sabem a minha história, não caí de para-quedas entre os tachos e levo muito à sério o verbo cozinhar! Um prato de comida pode ser vida, mas também pode intoxicar, inflamar e prejudicar a digestão. Partilhar uma receita é uma responsabilidade muito grande. É preciso amor na cozinha.
Bem, como não consigo ficar quieta no relax, vou contar a pontinha do iceberg do que tenho feito, para responder às tantas mensagens de “o que andas a fazer?”, “já não trabalhas?” hahaha
Vou voltar rapidinho a 2015. Em fevereiro daquele ano voltei a cozinhar à séria e decidi criar um blog. No entanto, faziam mais de 10 anos que tinha saído do Le Cordon Bleu e não me sentia segura, então mergulhei num ano sabático culinário. Voltei a estudar e me formei em Pastelaria na ACPP, passei dias a fazer pesquisas e testes dentro e fora da cozinha, até que em fevereiro de 2016 lancei O Entrecolheradas, que foi um grande sucesso desde o início! Sem dúvida, a pressa é a inimiga de quem quer dar certo, valeu a pena criar uma base antes.
Quem planta, colhe.
Ano passado, a minha vida deu uma reviravolta. Sai da televisão, descobri o coaching e com ele health coaching, pelo qual me apaixonei completamente! Com a minha saúde a precisar de uma mudança alimentar radical, decidi voltar pra faculdade e neste momento estou a estudar Nutrição também. Decidi que 2020 e 2021 serão anos de muito estudo! Mas para quê tudo isso Paula?!
Para dois projetos que sonhei e já estão a materializar-se. Um deles partilho agora contigo, a partir deste post começa uma nova fase na minha cozinha, a da alimentação hormonal!
Quero te ajudar com as minhas receitas, na tua saúde hormonal.
Seja na TPM, problemas com peso, sono, menopausa, anti-aging e tantos outros assuntos. Serão receitas deliciosas e por isso, tantos testes antes, porque além do sabor, os ingredientes precisam exercer uma função nas tuas glândulas endócrinas.
O Cacau Quente que te apresento nesta publicação é abundante em ingredientes para o teu equilíbrio hormonal.
A maca é um adaptogênico superalimento que ajuda a suprimir a predominância de estrogênio e estimula o equilíbrio entre este e a progesterona.
O Cacau cru em pó é rico mangnésio, trabalha como redutor dos níveis de cortisol no corpo, ou seja, um maravilhoso anti-stress. Também contém selênio, mineral importante para a saúde da tiróide.
O gengibre é antioxidante e tem altos valores de potassio, fósforo, magnésio e ferro. A canela aumento a progesterona e diminui a produção de testosterona nas mulheres, ajudando no equilíbrio hormonal.
No entanto, estes dois ingredientes não devem ser consumidos pelas queridas seguidoras grávidas.
E last but not least, os nibs de chocolate escuro rico em magnésio, ajudam nas cólicas.
Vamos à receita!
Ingredientes:
3 colheres (chá) de Macaccino Iswari
2 colheres (sopa) cacau
1 tâmara
1 colher (sopa) de amido de milho – opcional para quem quiser mais cremoso
1 chávena de bebida vegetal
1 colher (café) gengibre em pó
1 pau de canela
1 colher (chá) nibs de chocolate Iswari
(código 10% no site da iswari: EATINGLOVE)
Modo de Preparo:
Reserva os nibs e a canela.
Aquece a bebida vegetal num tacho pequeno em lume médio. Se for usar o amido de milho, mistura previamente com duas colheres (sopa) de bebida e depois acrescenta ao tacho. Quando estiver já quente, comece a acrescentar os ingredientes, sem parar de mexer com um fuet.
Sirva numa chávena, polvilhe com nibs de chocolate e, substitua a colher para mexer, pelo pau de canela.
Rapidinho né? E adivinha, tem sabor a brigadeiro! Como? hahaha guardei essa pro fim minha amiga! Além de funcional é deliciosoooo!!!
Um beijinho e até a próxima receita!